Postagens populares

sábado, 21 de maio de 2011

Internet é tudo...tudo fofys!


Conheça os seriados voltados para a internet




"Aline e Felipe" (videolog.uol.com.br/alineefelipe) trata da vida de um casal de jovens lidando com os problemas dos tempos atuais. Ciúmes por causa do Twitter, Orkut, celulares e videogames estão entre os temas que desencadeiam os episódios da série feita para a internet. Com drama, comédia, relacionamentos e humor, as webséries apostam na adaptação do formato das séries de TV para a rede.
Mas, mesmo com as 42.952 visitas (segundo o site videolog.uol.com.br, que hospeda a série), o seriado ainda não recebe apoio financeiro.
O retorno do público já aparece, eles dizem  serem reconhecidos pelas ruas de São José dos Campos, onde a dupla vive.



Já "2010 Onda Zero" (http://www.2012ondazero.com.br/) tem ares de superprodução com direito a efeitos especiais. A ideia da série era ser um teste para um projeto maior, mas o piloto fez tanto sucesso que virou independente. A websérie de ação fala de JP, um jovem perturbado que larga sua namorada, amigos e família após ter que lidar com eventos bizarros em sua vida. JP tem a sensação de que o mundo está prestes a ser destruído.
Uma das maiores dificuldades da produção é encontrar as locações adequadas: "Como no Brasil não temos a prática de produções que precisem de cenários diferentes, fora do contexto da "vida cotidiana", essa se torna a  principal dificuldade."
Contar a história em um espaço curto de tempo também é difícil, "fora a temática escolhida, que exige efeitos especiais de última geração, trilha sonora de cinema e uma fotografia bem elaborada."
Fora do país, as webséries já ganham incentivos financeiros. "The Guild", por exemplo, é patrocinada pela Microsoft.



 

Brownie de Chocolate


Este brownie tem sabor intenso de chocolate. A receita é simples e pode ser feita sem o uso de batedeira. É a sobremesa mais reproduzida do DigaMaria.

Você precisa de:

150 g de manteiga

360 g de chocolate meio amargo em pedaços
180 g de chocolate ao leite em pedaços

6 ovos médios

100 g de açúcar refinado

100 g de açúcar mascavo

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de baunilha 225 g de farinha de trigo

100 g de nozes picadas

canela e gengibre em pó


Como Fazer:



1- Pré-aqueça o forno a 200 graus. Unte com manteiga e farinha as laterais de uma forma de fundo removível e forre o fundo com papel manteiga.

2 - Coloque a manteiga e o chocolate em pedaços numa tigela e leve ao microondas por cerca de 3 minutos, na potência média, ou até que estejam derretidos. Misture bem e reserve.

3 - Em uma outra tigela, bata os ovos e os dois açúcares até ficar cremoso. Adicione o sal, a mistura do chocolate e a baunilha e misture um pouco mais. Adicione a farinha, o gengibre e a canela e incorpore-os bem à massa. Por último coloque os pedacinhos de nozes.

4 - Despeje a mistura na forma preparada e leve para assar por 30-35 minutos, até firmar. Faça o teste do palito e fique atento pois para o brownie ficar molhadinho o palito deverá sair bem úmido.

5 - Retire do forno, coloque a forma sobre uma grade e deixe esfriar totalmente para só depois desenformar. Sirva num lanche ou como sobremesa acompanhado de sorvete e calda de chocolate e me convide  também.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O que se aprende na Educação Infantil

As crianças têm muito o que aprender na educação infantil


Em nenhuma outra fase da vida as crianças se desenvolvem tão rapidamente quanto até os 3 anos de idade. Daí a importância de entender como cada atividade ou brincadeira ensina.

DESAFIO E EXPERIÊNCIA
Ensinar na ed. inf. significa permitir que as crianças, ao brincar, explorem objetos e ambientes

Desenvolvimento infantil

Os pequenos recebem cuidado e atenção e têm espaço para explorar, brincar e se conhecer. Em sala, têm à disposição brinquedos e materiais que incentivam a expressão artística e estimulam a imaginação. No parque, se divertem pisando na areia. Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Muitas vezes, nem conseguem falar e já estão "cantando" cantigas de roda e seguindo a coreografia. Assim é o dia das crianças de até 3 anos nas boas escolas.


Essas atividades compõem os conteúdos desse nível da Educação Básica. O termo é recente nessa etapa do ensino, mas tem se difundido graças às descobertas sobre a evolução cognitiva e emocional dos bebês. Todas essas experiências que fazem parte da rotina devem ser organizadas em um currículo de forma a proporcionar o desenvolvimento de habilidades, como andar, e a aprendizagem de aspectos culturais, como o hábito da leitura. O conhecimento, nessa fase, se dá basicamente por meio da ação, da interação com os colegas e os adultos, da brincadeira, da imaginação e do faz de conta. "Não se trata, portanto, de escolarizar as crianças tão cedo, mas de apoiá-las em seu desenvolvimento".

Aqui, tem alguns tópicos que estão inseridos nos seguintes eixos temáticos (o nome varia conforme a rede, mas a essência é a mesma):

1. Conhecimento pela imaginação (Eixo: Exploração dos Objetos e Brincadeiras)


O DIA COMEÇA COM O FAZ DE CONTA
 Logo após serem recebidas com muita atenção, as crianças podem circular pela sala e escolher em que canto brincar e com quem. No jogo de faz de conta, a professora interage com elas e estimula a brincadeira: "Ah, vocês estão cozinhando? O que vão preparar? Está com uma cara ótima! Dá um pouco pra sua amiga". A comunicação, oral e gestual, é constante.
Brincar é explorar

Jogo da memória com fotos das crianças

O eixo Exploração dos Objetos e Brincadeiras se baseia na ideia de que brincando a criança desenvolve a capacidade de imaginar, se insere na cultura e na sociedade e aprende a viver em grupo. Sozinha ou com os amigos, ela usa todos os recursos para explorar o mundo, ampliar sua percepção sobre ele (e sobre si mesma), organizar o pensamento e trabalhar com afetos e sentimentos. Isso tudo ocorre num grau ainda maior quando o brincar envolve o chamado faz de conta.

O bebê aprende por meio do jogo simbólico, a criança passa a dar diferentes significados a um único objeto. "Um pedaço de pau pode ser uma bengala ou uma boneca que se embala. Os adultos fazem o mesmo: interpretam fatos ou objetos de diferentes formas.

 O faz de conta é o primeiro contato da criança com as regras e com o papel de cada um, aprendizado fundamental para a vida em sociedade. A imaginação tem ainda uma função importante na regulação das próprias emoções e das ações. Aqueles que tiveram tolhida na infância a possibilidade de imaginar, em geral, apresentam a dificuldade de controlar os impulsos na vida adulta. A imaginação é um jeito de concretizar um pensamento sem a necessidade da ação.
"Eu posso querer bater em alguém, mas sei controlar esse impulso e não preciso agir".

Outras aprendizagens:

 A brincadeira e o faz de conta são meios também de desenvolver a linguagem. Imaginando, a criança se comunica, constrói histórias e expressa vontades. "Ao se relacionar com os colegas, coloca-se no lugar do outro, reforçando sua identidade".

 Base teórica:

 De acordo com o médico e psicanalista inglês Donald Winnicott (1896-1971), a liberdade que o brincar proporciona é fundamental para o desenvolvimento da criança por levá-la a conciliar o mundo objetivo e a imaginação. É dele também a ideia de relação entre a ausência de brincadeiras na infância e os problemas emocionais.


2. Linguagem Oral e Comunicação

3. Desafios Corporais

4. Exploração do Ambiente

5. Identidade e Autonomia

6. Exploração e Linguagem Plástica

7. Linguagem Musical e Expressão Corporal








domingo, 15 de maio de 2011

TUDO O QUE HOJE PRECISO REALMENTE SABER, APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA...

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.



Estas são as coisas que aprendi:

1. Compartilhe tudo;

2. Jogue dentro das regras;

3. Não bata nos outros;

4. Coloque as coisas de volta onde pegou;

5. Arrume sua bagunça;

6. Não pegue as coisas dos outros;

7. Peça desculpas quando machucar alguém; mas peça mesmo !!!

8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar;

9. Dê descarga; (esse é importante)

10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;

11. Respeite o limite dos outros;

12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias;

13. Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)

14. Quando sair, cuidado com os carros;

15. Dê a mão e fique junto;

16. Repare nas maravilhas da vida;

17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.



Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e vai ver como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica, devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.





"O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver"...

Pedro Bial